O que é marketing de conteúdo e como funciona?

O que é marketing de conteúdo e como funciona? Podemos definir o Marketing de Conteúdo como quaisquer estratégias e táticas do marketing em que esteja envolvido com o compartilhamento e à criação de conteúdos de forma em que eduque e traga mais clientes para sua empresa/negócio.

 

Essas estratégias podem ser alcançadas das mais diferentes maneiras, lembrando sempre que deve ser levado em consideração o tipo de publico em que deseja atingir para que essa comunicação seja eficiente e funcione diretamente como uma ponte ligada entre os usuários e você. As formas de marketing de conteúdo podem acontecer das seguintes maneiras:

 

  • Notícias
  • E-books
  • Blogs
  • Redes Sociais
  • Artigos de Texto
  • Vídeos
  • White Papers
  • Etc

 

São muitas as formas em que se pode atingir as pessoas através do Marketing de Conteúdo. O grande trunfo desse tipo de estratégia é que ele não tem como foco realizar vendas, mas sim realizar uma comunicação eficientes de modo em que faça com que as pessoas comprem sem nenhum tipo de “pressão” que normalmente acontece. 

 

marketing-de-conteúdo-o-que-é-como-funciona

 

O objetivo também é transformar os usuários em leads e esses leads gerados em potenciais clientes. Não basta apenas conquistar clientes, é preciso fideliza-los a marca com conteúdos interessantes e relevantes de modo em que não abra brecha para a concorrência.

 

O funcionamento do Marketing de Conteúdo nas redes sociais e blogs

 

Ultimamente, a grande aposta vem sendo as redes sociais, pelo grande número de pessoas que se encontram concentrados ali.

 

Você mesmo pode trabalhar através dessa plataforma engajando novas pessoas a curtirem determinada página, a seguir em determinado blog, ou então criando até links externos entre uma plataforma e outra.

 

Isso tudo permite que os usuários naveguem em todos os âmbitos digitais em que você acredita que será interessante para elas e ajudará na captação para fazer lá tornarem clientes.

 

marketing-de-conteúdo-o-que-é-como-funciona-redes-sociais

 

Como já dissemos acima, o grande foco do marketing de conteúdo é voltado totalmente para o relacionamento, de modo em que você se sane todas as dúvidas e informações que as pessoas queiram saber sobre o que está oferecendo.

 

Porém, sem deixar com que ela se sinta pressionada a realizar uma compra, porque o foco não é vender, mas sim educar essa pessoa, trabalhar com ela de modo em que fique presente ali onde deseja e realize as compras voluntariamente.

 

Embora possa parecer um pouco complicado, investir no marketing de conteúdo é algo totalmente importante se você deseja ter sucesso atualmente, pois é através dessas estratégias que clientes de qualidade realmente serão atraídos para o seu empreendimento,  justamente por não estarem ali apenas para preencher número, mas se interessados em tudo que tem para apresentar a eles.

 

Diversos estudos e pesquisas foram realizados e comprovaram que quando o marketing de conteúdo se faz presente o número de vendas aumenta gradativamente, o que leva a crer naquela teoria que falamos logo no começo do artigo, onde vale mais a pena educar um cliente do que fazer com que ele se sinta pressionado a adquirir um produto ou serviço que deseja.

 

Dito isto, é importante afirmar para concluir o assunto que nenhum tipo de estratégia deve ser usado sem um bom planejamento por trás. Invista em ideias e procedimentos que possam fazer com o Marketing de Conteúdo se torne realmente algo lucrativo para você.

 

Dica Extra: Você gostaria de montar um negócio lucrativo na internet a base de marketing de conteúdo? Se a sua resposta for sim, acesse o link: Como Montar um Negócio Online do Zero.

 

Share