O que é lead? Qual a importância? Como capturar?

O que é lead? Qual a importância? Como capturar? O maior desafio enfrentado diariamente pelas empresas é criar estratégias para atrair novos clientes, tudo é levado em consideração apara avaliar este ponto, desde o marketing até mesmo a composição dos preços de seus produtos/serviços.

 

Para isso é fundamental entender realmente como se comporta o seu público alvo para que se criem campanhas focadas exclusivamente para a atração de leads. Mas, o que é lead?

 

O termo ‘lead’ acabou se tornando popular dentre as empresas digitais quando todos os departamentos de marketing pelo qual a empresa é composta resolveram pensar como tratar seus seguidores como clientes em potencial, aprimorando novas estratégias para que fossem gerados contatos que poderiam ser enviados para a parte comercial.

o-que-é-lead-como-capturar

Dito isto, lead acabou se tornando o sinônimo de todo e qualquer visitante que compartilhe suas informações com sua empresa em troca de alguém tipo de conteúdo.

 

Podemos definir lead também como qualquer pessoa que entra em contato direto com sua empresa a fim de buscar informações sobre os produtos/serviços que seu negócio tem para oferecer.

 

É fundamental para o sucesso de sua empresa sempre estar gerando leads, ainda mais se levarmos em consideração as taxas baixas de conversão para as mídias digitais.

 

O que é Lead qualificado?

 

A triste notícia é que não existe nenhum tipo de garantia de que um lead vai se transformar em cliente, ou até mesmo pode não retornar mais ao site de sua empresa. Porém…

 

…essas características não se aplicam aos leads qualificados, pois esse conceito é capaz de abranger todos os usuários que de alguma forma identificaram algum tipo de problema e está buscando por solução, ou seja, uma pessoa que realmente está interessada em adquirir seu produto/serviço.

 

Para se conseguir uma boa captação dessas pessoas para que elas venham a se tornar futuros leads, é preciso levar em consideração os recursos oferecidos para que isso aconteça.

 

Um deles é o e-mail marketing, nada melhor do que falar diretamente com o perfil de público que deseja atingir. Além disso, a lista de e-mails é muito importante também, pois é através dela que se conseguirá o número de futuros leads desejados.

 

Outros meios de se conseguir essa captação de clientes também é através das mídias sociais que hoje atua com forte importância e força, nada consegue, de fato, dar certo, se não estiver ali.

 

Na internet é onde se encontra o maior numero de usuárias em todo o mundo, e, obviamente, muitas das pessoas que você deseja atingir estão concentradas ali e devem ser abordadas se deseja realmente captar novos clientes.

 

Não se esqueça da grande importância dos leads, planeja  campanhas e crie diversas estratégias em sua empresa, com isso, cada dia mais estará qualificando todos os usuários de forma em que eles optem por sua empresa quando desejarem adquirir algo que você tem para oferecer a elas.

 

Grande parte do sucesso irá depender também do seu esforço e paciência para esperar que os bons resultados cheguem até você, nada de positivo irá chegar de uma hora para outra. Não desista e foque no objetivo que deseja alcançar.

 

Como capturar leads de forma fácil

 

Para capturar leads você precisa de um formulário e pronto! Rsrsrs… Brincadeira! Capturar lead, ou melhor, capturar o e-mail de pessoas (visitantes) de forma honesta e ética não é nada fácil. Mas, nesse artigo irei te mostrar as estratégias que eu mesmo utilizo para capturar grande parte dos visitantes que chegam aos meus sites.

 

1 – Páginas de Captura – Páginas de captura são páginas simples feitas exclusivamente para o processo de captura de e-mails, ou seja, geração de leads. Essas páginas são bem simples e sua estrutura muitas vezes não passa de um fundo bem colorido e um formulário centralizado.

 

Essa estrutura simples se caracteriza justamente para não tirar a atenção do usuário com banners e outras opções de conteúdo que poderiam afastar o visitante no momento da captura.

 

Você pode estar imaginando que deve ser praticamente impossível uma pessoa que não tem conhecimento avançado em informática criar uma página como essa. Se você imaginou isso, se acalme, eu tenho uma solução pra você. Veja só esse artigo:

 

 

Iscas Digitais – Só a página de captura em si não adianta em nada. Você precisa oferecer algo de valor para que as pessoas venham cadastrar seus e-mails. Imagina os seguintes casos e veja qual deles você escolheria, certo?

 

  • Página de Captura 1: Cadastre seu nome e e-mail abaixo para receber nossas notícias.
  • Página de Captura 2: Cadastre seu nome e e-mail abaixo para receber o E-book Grátis Com 30 Receitas Saudáveis.
  • Página de Captura 3: Cadastre seu nome e e-mail abaixo para receber 3 vídeos com treinos para definir o abdômen.

 

Conseguiu sentir a diferença? Bom, acho que não vou nem perguntar qual seria sua escolha.

 

E-mail Marketing: Você já viu o que é página de captura, iscas digitais, etc. Mas, como enviar o conteúdo para todas as pessoas que cadastrarem seus e-mails nos formulários? E como criar esses formulários?

 

Bom, a resposta para essas perguntas acima é: “sistemas de e-mail marketing”. Os sistemas de e-mail marketing são utilizados para a criação de formulários, armazenamento de e-mails e envio de mensagens automáticas.

 

Algumas ferramentas possuem um preço muito alto e para quem estar iniciando é muito difícil manter esses serviços de e-mail. Mas, quero que você saiba que também já fui iniciante e pesquisei de todas as maneiras de economizar cada centavo possível e agora vou compartilhar com você. Veja algumas ferramentas grátis de e-mail marketing que utilizei que você também pode usar:

 

 

Share